terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Carros Elétricos, Desenvolvimeto para o Futuro!

O desenvolvimento sustentável penetrou em todas as áreas possíveis, e a automotiva não foi uma excessão. A cada dia aumenta o numero de projetos de carros totalmente elétricos ou híbridos. nessa matéria você confere aqueles que mais caíram no gosto do publico.

Chevrolet Volt


A Chevrolet mostrou oficialmente o Chevy Volt - o carro elétrico e ecologicamente correto da marca, que pretende resgatar os números da montadora, que está no vermelho

O conceito é fabuloso - e o desenho do carro também

O Volt é alimentado por 220 baterias de células de íon de lítio, que empurram os motores elétricos que geram o equivalente a 150 cv de potência. As baterias tem o suficiente de carga para 40 milhas - parece pouco, mas aí que entra o melhor do conceito.

O carro possui um motor movido a E85 (85% de etanol 15% de gasolina) [que tambem podera ser abastecido com gasolina], que serve apenas para carregar as baterias e dar força aos motores elétricos - e só é acionado quando a bateria acaba e o carro precisa rodar até algum lugar com uma tomada. O motor não é para fazer as rodas girarem, e sim para gerar eletricidade, sendo muito mais eficiente do que para rodar diretamente, sem as baterias.


No esquema abaixo, é possível ver como funciona o carro - uma grande bateria (azul, em forma de T), centralizada no chassi, o motor que gera a energia necessária quando a bateria acaba , o gerenciador e a porta para carregar na tomada de casa!

Com seus 150 cv e velocidade maxima de 160 Km/h ele pode ser carregado tanto em 120 ou 240 volts, e leva de 3 a 8 horas para carregar completamente a bateria. Ainda vai oferecer todos os confortos ao motorista, como sistema de som com mp3, bluetooth, ar condicionado...


Tesla Roadster

Queime Pneu, não gasolina, a frase em destaque no website da californiana Tesla Motors, fabricante do primeiro carro com performance 100% eléctrica, um esportivo que reúne eficiência e bom desempenho, o Tesla Roadster. Foi desenvolvido com o intuito de minimizar ao máximo os danos ao meio-ambiente e atingiu o grau de emissão zero, não emitindo poluentes para a atmosfera, sem contudo, perder potência, desmistificando a teoria de que carros eléctricos servem apenas para andar a baixa velocidade.


O Tesla Roadster é capaz de atingir a velocidade máxima de 210 km/h e percorrer até 350 km com uma única carga eléctrica, combinação pouco usual em carros eléctricos. Esta capacidade de percorrer uma longa distância é consequência do seu sistema de armazenagem de energia que faz com que o modelo possa atingir a velocidade de 100 km/h em cerca de quatro segundos.

O tempo de recarga das baterias de lithium-ion dura cerca de três horas e meia, podendo fazê-lo em casa ou fora dela, através de um sistema portátil.

Utilizando uma transmissão manual elétrica de duas velocidades, a força vem de um motor de 3 fases e 4 pólos de corrente alternada acompanhado com o Power Electronics Module (PEM), os quais geram funcionalidades múltiplas.

De acordo com o CEO da Tesla Motors, Martin Eberhard, a empresa está satisfeita com o resultado obtido. “O Tesla Roadster tem performance de um carro esportivo sem utilizar nenhum tipo de gasolina. E era exatamente isto que tínhamos em mente quando começamos a empresa, há três anos. Queríamos construir um carro que apresentasse grau de emissão zero que as pessoas amariam conduzir”.

O design do veículo foi definido por Barney Hatt, Director de Design da Lotus Design Studio, em Inglaterra. O resultado é um estilo brilhante de carro desportivo que empolgará entusiastas e ambientalistas do mundo inteiro. Além disso, o novo modelo também recebeu cuidados para garantir a segurança dos seus ocupantes, quando o sistema elétrico é ativado.


Toyota Prius


Prius é uma palavra do latim. Significa "aquilo que vem antes". A Toyota não escolheu o nome à toa. Em 1997, quando lançou no Japão a primeira geração do modelo, ela sabia que investia no futuro. Apostava num carro que poluía menos e economizava gasolina. Pela primeira vez um carro usando um motor a explosão com outro elétrico era comercializado em massa. A primeira geração chegou a ser exportada para os Estados Unidos e decepcionou aqueles que esperavam um desempenho de carro de verdade. A venda pífia não desanimou a Toyota, que lançou, em 2003, a segunda geração. Foi um sucesso. Em julho de 2004, havia uma fila de espera de 20 000 unidades.


O milagre veio do bom equilíbrio na divisão de tarefas entre os motores elétrico e a gasolina. Na geração anterior, o motor elétrico era fraco (30 cavalos) e a bateria demorava para carregar. O coitado do motor 1.5 a gasolina (70 cavalos) ficava com o serviço pesado. Agora eles conversam melhor.

Para atingir uma média de consumo de até 25,5 km/l na cidade, o Prius divide as funções. Em baixas velocidades, ele usa o motor de 67 cavalos movido a bateria. Na estrada, é a vez do 1.5 de 76 cavalos alimentados com gasolina. Mas se você pisar forte no acelerador, os dois motores juntarão forças para responder mais rápido e levar o carro de 0 a 60 milhas por hora (96 km/h) em 11,3 segundos. Quem coordena a atuação dos dois motores é o PCU ou Power Control Unit (unidade de controle de força), o cérebro do carro. A harmonia dessa união é abençoada por uma espécie de diferencial que transfere a força gerada por cada um dos motores para o câmbio CVT em qualquer combinação. E enquanto o Prius usa apenas gasolina, um gerador alimenta a bateria, aproveitando a rotação do motor. O mecanismo garante auto-suficiência ao carro.


Chrysler 200C

Todos sabem que a situação da Chrysler está longe de ser confortável. Mas a montadora procura ignorar o mau momento e apresenta o conceito 200C EV em Detroit. Movido a eletricidade, o modelo é a proposta de transporte ecológico dos norte-americanos.

A ampla grade frontal, característica dos modelos da marca, marca presença entre os modernos faróis. A lateral conta com um vinco que percorre toda a extensão das portas e confere volume às linhas do carro. Já a traseira possui um visual mais conservador, tanto nas lanternas quanto na tampa do porta-malas.

O interior usa materiais orgânicos e possui cores claras. A iluminação é realizada por LEDs na cor verde (mesma tonalidade aplicada no revestimento em couro dos bancos), em alusão à filosofia ecológica do EV. Uma tela sensível ao toque instalada no console central exibe as informações do sistema de informações e entretenimento.

Para impulsionar o 200C, a montadora optou por um motor de 200 kW (ou 268 cv) movido por baterias de íon-lítio. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7 segundos e a velocidade máxima é de 193 km/h. Por enquanto, o 200C ainda é um estudo da Chrysler, mas algumas de suas idéias podem ser aplicadas no futuro.


Acredito que ainda irá demorar uns 3 anos para os elétricos se popularizarem por aqui. Algo que eles deixam a desejar é o ronco do motor, quem não gosta de ouvir um ronco de um V8 Supercharged ou até de um V6 Turbo.


Fonte: Autozine, 4 Rodas PT, Quatro Rodas

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